sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Partida da Família Real para o Brasil Inspira Romance.


A vinda da corte portuguesa para o Brasil, em novembro de 1807 é o ponto de partida de "Meu Portugal Brasileiro", o mais recente livro de José Jorge Letria.

"Esta questão da viagem para o Brasil sempre me fascinou", diz o escritor e jornalista. E admite que "quis escrever um livro de memórias como teria escrito se tivesse sido protagonista daquela mudança histórica".

José Jorge Letria define "Meu Portugal Brasileiro" como uma narrativa ficcionada com forte fidelização e respeito pelas fontes históricas. "À base factual acrescentei um protagonista de ficção, o alferes de infantaria António Pereira Vicente. Integrei-o na força militar que partiria a bordo após ajudar a embarcar as cerca de 15 mil pessoas, muitas das quais jamais tinham saído de Lisboa, tentando escapar às tropas invasoras de Napoleão Bonaparte. O meu protagonista embarca nessa aventura acalentando duas interrogações. Seria aquela uma fuga covarde do rei, que assim deixava o povo entregue à sorte, ou seria uma retirada táctica de forma a impedir que houvesse abdicação da coroa? .
''Meu Portugal Brasileiro" é , nas palavras do autor, uma obra de leitura fluente onde há um fio narrativo que tem por objetivo envolver o leitor e fazer com que este se sinta o mais perto possível da realidade física da época, com toda a panóplia de cores, de cheiros, de sabores. Quando a corte portuguesa chegou, o Brasil estava ali, à mão de semear, para tudo acontecer. A escrita deste livro deixou-me apaixonado pelo país. Espero que o que escrevi reflita a paixão com que tentei reconstruir a época.

A obra, com a chancela da Oficina do Livro, tem todos os ingredientes para atrair o leitor conspirações, boatos, perversidades, paixões e até algum burlesco... A bordo de uma das naus da frota que leva a família real para o Brasil, em finais de 1807, vai um jovem oficial que tudo deixa em Lisboa - família, noiva e muitos sonhos. Os anos que se seguem vão ser de emoção, sofrimento e descoberta .

Por: Altíssimo

comentários: A vinda da corte serviu de inspiração para um romance que procura focalizar o estilo de vida da época, muitas histórias devem ter surgido após a chegada da corte, é interessante mostrar de diversas formas o quanto a corte portuguesa até hoje chama a atenção e desperta o interesse de várias pessoas.

Nenhum comentário: