segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Os Sabores da Corte Portuguesa




Apesar do lendário apreço de D. João por frangos assados, a gastronomia real ressurge redescoberta e homenageada em receitas curiosas e saborosas.
Uma das responsáveis por esta releitura do menu real é a diretora de negócios do Museu Imperial de Petrópolis (RJ), Ana Roldão. Pesquisando documentos históricos, Ana descobriu uma gastronomia simples que no entanto apresenta uma interessante mistura de ingredientes portugueses e europeu com brasileiros. Além dos lendários frangos joaninos, curiosidades sobre as preferências da corte, como o arroz com feijão apreciado por D. Pedro 1; doces de ovos e sorvetes do cardápio da Princesa Isabel; os salmões e feijões verdes, que vieram na bagagem de D. Leopoldina e até as cachacinhas de Carlota Joaquina estarão em um livro que a pesquisadora publicará em parceria com o jornalista Edmundo Barreiros ainda este ano. Por enquanto, delícias inspiradas no cardápio imperial podem ser apreciadas no bistrô Petit-Palais, restaurante que fica nas dependências do museu.
A Família Real não era muito sofisticada à mesa, porém trouxe inovações para a gastronomia brasileira. Com a vinda da corte vieram também grandes influências francesas e portuguesas e a chegada de ingredientes nunca vistos,entre os ingredientes que a corte trouxe ao país encontrava-se: azeite, molhos franceses, queijo do reino, pimenta do reino e o sorvete. Já o palmito, feijão, mandioca, frutas como manga e goiaba e a cachaça, produtos consumidos pelos brasileiros, se incorporaram ao cardápio da Família Real.

Apesar de gastronomia simples e farta --característica que até hoje perdura na culinária brasileira-- a Família Real também tinha as suas excentricidades.
O álcool era muito utilizado naquela época para conservas de compotas de frutas. E interessante é que a própria cachaça adquiria novos sabores aromatizada com frutas como goiaba,eles traziam gelo do Canadá para fabricar sorvetes, sendo que o sorvete de pitanga era o preferido da Princesa Isabel.

Por: Altíssimo

Fonte: http://jornal.valeparaibano.com.br/2008/02/03/dom/gastro1.html
19 de agosto de 2008, às 13:34

comentários: Além de ser uma grande curiosidade saber mais sobre os hábitos alimentares da corte portuguesa, também me impressiona saber o quanto estes costumes foram de extrema importância para a culinária brasileira. Este assunto causou muita polêmica entre algumas pessoas e serviu de inspiração para a criação de um livro feito pela escritora Ana Roldão.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezados alunos do grupo 6, parabéns pelo blog de vocês. Está bem organizado, com belas imagens e rico em conteúdo. Entretanto muitas postagens estão sem as fontes.

Maj Ferrugem, Cap Eliane Padrão e Ten Sabrina.