terça-feira, 29 de julho de 2008

A Ciência Brasileira


A ciência brasileira começou eficazmente somente nas primeiras décadas do século XIX, quando a família real portuguesa, dirigida por D. João VI, chegou ao Rio de Janeiro, escapando-se da invasão do exército de Napoleão em 1807. Até então, o Brasil não era muito mais do que uma colónia pobre, sem universidades, mídias impressas, bibliotecas, museus, etc, em um contraste absoluto às colónias da Espanha, que tiveram universidades desde o século XVI. Esta era uma política deliberada do poder colonial português, porque temiam que aparecessem classes de brasileiros educados impulsionados pelo nacionalismo e outras aspirações para a independência política, porque tinha acontecido nos EUA e em diversas colónias espanholas da América latina.

Algumas fracas tentativas de estabelecer a ciência no Brasil foram feitas à volta do ano de 1783, com a expedição do naturalista português Alexandre Rodrigues, que foi enviado pelo ministro principal de Portugal, Marquês de Pombal, para explorar e identificar a fauna, a flora e a geologia brasileira. Em 1772, a primeira sociedade instruída, Sociedade Scientifica, foi fundada no Rio de Janeiro, mas durou somente até 1794. Também em 1797 foi fundado o primeiro instituto botânico, em Salvador, Bahia.

D. João IV incentivou todos os acontecimentos da civilização europeia ao Brasil. Num período curto (entre 1808 e 1810), o governo fundou a Academia Naval Real e a Academia Militar Real (ambas as escolas das forças armadas), a biblioteca nacional, os jardins botânicos reais, a Escola de Cirurgia da Bahia e a Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.


Fonte: http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=95&Itemid=116
17 de agosto de 2008, 21:43


Por : Caio Brendo

Comentários: Acho que a ciência incentivou todos os acontecimentos desde a vinda da família real ao Brasil. Impulsionou em várias modificações na cultura brasileira, como em escolas, avanços científicos, bibliotecas entre outras coisas. Foi necessária pro avanço e estudo científico no Brasil. Como Portugal queria fundar uma "nova Portugal", incentivaram esses estudos científicos.

Nenhum comentário: